Projeto Estrutural
O projeto estrutural é o dimensionamento e detalhamento da estrutura necessária para sustentar a edificação, composta por vigas, pilares, lajes e fundação. Por meio de critérios e cálculos específicos, e de acordo com as normas vigentes, o engenheiro define qual o tipo de estrutura mais adequado para o projeto, as dimensões e especificações de cada elemento. O detalhamento inclui a quantidade de elementos, seu posicionamento, espessura, dimensões, espaçamento, bitolas das ferragens, planta de formas, tipo de fundação e diversos outros fatores essenciais para a execução correta da estrutura.

Quais as principais etapas?
Para elaborar um projeto estrutural, diversas etapas devem ser realizadas. A seguir, listamos as principais.
-
Providenciar o projeto arquitetônico
Ter em mãos o projeto arquitetônico é a primeira etapa para iniciar o cálculo estrutural. A partir disso, é preciso estabelecer uma boa comunicação entre o arquiteto e o engenheiro, a fim de compatibilizar as idealizações referentes a arquitetura com as melhores soluções estruturais. Essa etapa inclui a realização de sondagem do terreno e também o levantamento topográfico, que são fundamentais para a concepção do projeto estrutural e podem trazer uma grande economia aos proprietários.
-
Definir o sistema estrutural
Considerando os dados levantados nas etapas anteriores, é possível definir qual o melhor sistema estrutural para a construção. De acordo com as determinações do arquiteto e com todas as outras particularidades da obra, o engenheiro poderá optar por um sistema estrutural de concreto armado, alvenaria, metálico, entre outros.
-
Calcular e detalhar as dimensões das estruturas
Após definir o sistema estrutural, é hora de desenvolver o projeto estrutural, dimensionar e detalhar todos os elementos. O detalhamento deve ser de fácil entendimento, apresentado de forma clara para evitar erros na execução da obra.